quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Ah, esse rocambole de partidos...


Hoje, 30 de outubro de 2008, Cora Rónai, que escreve para o Segundo Caderno de O Globo, escreveu o que muitos de nós escreveria. Por isso, passo batido nessas opiniões e apenas abro aspas para ela. Disse: "A foto que ilustra esta crônica foi feita na segunda-feira, dia 27, por Heliana Laura Oliveira, sócia do Flamengo que, na saída da piscina, fotografou outro sócio, o deputado Fernando Gabeira. Apenas um homem comum, um homem de bem, em paz com a sua consciência. Um homem que não precisou fazer alianças com bandidos nem rastejar pela lama de uma campanha imunda para despertar o entusiasmo dos eleitores."
***
Mudando o rumo da prosa, mas não tanto, começou e em ritmo louco a corrida pelas eleições de 2010. Um rocambole de salada de frutas insano, onde o garotão queridinho de Minas e das misses, Aécio Neves, do PSDB, fala de uma aliança com o PT de Minas. Mas tá tudo bem, vamos vivendo, e quando a campanha estourar, vamos ver o que restou do PT, o imbatível e indefectível PT. Sei que tem gente que odeia quem fale mal do PT, mas vocês hão de convir que este partido partido já perdeu o rumo tem tempo. No Rio de Janeiro, ele é o partido que forma a base governista, que apóia as milícias, que nada mais são do que a velha e boa direita moralista. Trataremos delas num momento oportuno. Mas, o mais importante agora, é perceber e alertar que, o PMDB não vai preferir lançar um candidato próprio à presidência da República em 2010, porque é muito, muito melhor, ficar fora do foco pegando as presidências das casas legislativas de Brasília e de todo o Brasil. O PMDB reforça seus poderes nas regiões, que parece rarefeito, mas é muito forte. Apoiar a Dilma Roussef é a melhor escolha para um partido enorme, mas sem nomes interessantes, populares e principalmente competentes. Agora, lançar o Michel Temer, presidente do PMDB, para a presidência da Câmara é perfeito, porque sabemos, aquela merda lá é uma mina de ouro que não acaba mais.
Peço a vocês, que lerem o blog: comecem a se proteger de Aécio, esse Collor com cara de bom moço, que é intransigente com os jornalistas, e que gastou 550% além do previsto com propagandas de seu governo. O PSDB tem que ficar no seu devido lugar, que é apoiando outros partidos, dando seu espaço na televisão, como foi com o PV do Rio. Mas a cada vez que penso e penso, uma vitória do PSDB em 2010 é quase certa. Vamos esperar.

(Guilherme de Carvalho - 30/10/2008)

5 comentários:

Enzo Lemos disse...

Bem, Gabeira nessas eleições apareceu como o candidato das elites, e diga-se de passagem, da classe média; perdeu as eleições municipais prum candidato que, sim, é um fdp, um oportunista, que trocou 7 vezes de partido, que xingou o lula e agora é da sua base aliada. Tudo isso é verdade.
Já o Gabeira passou o periodo eleitoral inteiro querendo passar a imagem de bom moço, de uma pessoa de mente aberta, a favor da legalização da maconha, de mentalidade jovem, que usa sunga de crochê, representando o posto 9, etc. Mas essa imagem só colou nas pessoas que não prestaram atenção suficiente na coligação que o apoiava: PSDB-DEM. Ora, ser apoiado por esses partidos não merece meu respeito. Se isso não bastasse, recebeu apoio no segundo turno do atual prefeito César Maia, o seu vice era o secretário de Transportes do mesmo, foi o candidato dos grandes empresários, etc. Ou seja, tinha tudo pra ser uma continuação do que a gente vê hoje. Não se deixem enganar por esse Movimento Pró-democracia que surgiu no final das eleições, é, na verdade, um movimento reacionário de quem não admite ter perdido prum candidato pior do que ele, que fez a mais cara campanha da história.

eduardo paes pode não ser o candidato dos sonhos de ninguém, mas ver o Gabeira perder me deixou feliz.

Anônimo disse...

Bom, não costumo me misturar com política. Gosto de falar do que realmente tenho conhecimento.
Mas posso afirmar que o Gabeira é LINDO!

E é isso.

Guilherme de Carvalho disse...

husahusahuahusahuahu
Isso que é um comentário construtivo!

Anônimo disse...

hahahahahaha

é construtivo mesmo!
enquanto vocês falam da política dele, eu falo da pessoa dele, ok?

e sinceramente?

É MUITO MAIS INTERESSANTE!

E é isso.

Guilherme de Carvalho disse...

Ai ai ai,
essas meninas de hoje em dia!
hahahahaha