terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Declínio do Império Americano

Aquelas pessoas que gostam de pôr siglas em tudo podem ficar contentes, inventei uma nova. Trata-se do D.I.A., sigla para Declínio do Império Americano, que por ser extenso demais no nome, necessita ser abreviado. Ainda mais agora, que a expressão entrará na moda jornalística, e será repetida aos quatro cantos com uma musiquinha de fundo: "China é a Salvação!". A imprensa já iniciou seu programa anti-americanista, anti-imperialista, coisa que não entendi muito bem. Como se pode ver, a mídia internacional é muito i-de-o-ló-gi-ca.

Ficamos anos e anos com uma garrafa de coca-cola no relicário e na geladeira, e agora vamos renegar todos os americanismos em nome de uma nova ordem internacional. Já está tudo marcado: a crise é o princípio do fim. Fiquei sabendo que já há escolas americanas sem saber o que ensinar nas escolas, e o material didático terá que ser totalmente reformulado. "Como assim, não somos mais os donos do mundo?" Ok, ok, vamos raciocinar.

Tem um lado bom de tudo mudar? Sim, ao meu ver, os EUA poderão a partir de agora, olhar toda a América como sua irmã gêmea, parida sob as mesmas condições e na mesma época, e não mais como a irmã bastarda, prostituta, que se coloca no canto do quarto e se finge esquecer... Há americanos inteligentíssimos, muitos, pessoas legais, alegres, humildes, pessoas comuns, seres humanos de carne e osso, e não hambúrguer e donuts.

Esses últimos anos foram difíceis. Não é fácil para uma geração tornar-se adulta com George W. Bush no poder. E vejam só, as coisas mudam tão rápido que uma nova geração crescerá vendo a China no topo. Fico imaginando aqueles cursos de mandarim pra tudo quanto é lado no Rio de Janeiro, internet com ideogramas, será engraçado.

Outra Guerra Fria? Pode ser, mas será bem fria mesmo, porque a galera parece que não anda muito disposta a guerrear, parece meio cansativo. Presidir grandes corporações, explorar e engordar parece mais interessante do que matar por ideologias. E nessa altura do campeonato, que ideologias? O muro caiu, o império americano desmorona, e vou deixar a melhor dica da década. Abra sua loja China in Box. O yakisoba é o novo big mac.

(Guilherme de Carvalho)

2 comentários:

Enzo Lemos disse...

"Sim, ao meu ver, os EUA poderão a partir de agora, olhar toda a América como sua irmã gêmea..." Quem dera meu amigo, quem dera...
O declínio do império está próximo, mas não é pra agora. Eles ainda são a grande potência do planeta, seguido de perto pela China, é verdade, mas ainda têm muita força.
Guerra Fria não haverá, mesmo que fosse bem gelada, porque não existe mais o chamado "perigo comunista". A China e os EUA têm, por assim dizer, um acordo tácito. Eles atualmente são faces de uma mesma moeda.

Guto Pina disse...

Rapaz
Que bom que gostou do meu blog, estou apenas começando. Volte sempre.
Quanto ao seu, muito interessante.
Manifestações políticas nunca fazem mal a ninguém né.
Até o próximo.