segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Socialismo remoto


Por esses dias, estive tentando lembrar qual havia sido o meu pensamento mais remoto do que eu viria a saber que tem o nome de socialismo. Costumo recordar que na adolescência, conversando com amigos, chegávamos sempre à conclusão de que algo estava muito errado no mundo. Que não fazia sentido comer até se empanturrar no Bibi Sucos do Leblon e ver mendigos famintos. Não tínhamos feito nada a mais do que ninguém para merecer mais ou menos, nem nossos pais.
Ontem, lembrei de um fato singularíssimo. De 1995 a 2003, estudei num colégio católico chamado Colégio Nossa Senhora da Piedade. Irônico, não?! Lá, o pátio é enorme, possui algumas árvores, uma cantina embutida, pilastras de pedra grandes, e uma, uma só mesa. Tal mesa era objeto de vista e de pensamento, dado que eu a olhava incessamente, tentando entender por que quem descia primeiro para o recreio podia sentar nela, e quem chegava depois tinha de comer no chão, com a sua lancheirinha encostada na sujeira dos pombos católicos.
O socialismo é um pensamento tão básico (quando não tentam complexificá-lo desnecessariamente), que até uma criança do primário pode entender que todos deveriam comer na mesa, ter a mochila de carrinho e o tênis que liga a luzinha. Se todos os esquerdistas passassem a olhar a causa com olhos pueris, talvez começariam a parar de criar mais ramificações de nomes de pensadores mais "ismos" acrescentados ao final da palavra. É preciso olhar a causa, não como emissão do intelecto, mas como reação à desigualdade. Como demonstração da força social, e não como base partidária.
E continuo a ver aquela mesa, à minha frente, na memória... E em toda parte...

(Guilherme de Carvalho - 03/11/2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, um dia essa visão não será meramente socialista. Esta visão é humana. A questão não está na organização econômica e maneiras de investir em tua força de trabalho, mas na sensibilidade e percepção da necessidade do outro, do que se faz realmente necessário à vida. A preocupação com tal organização, a minunciosidae em cima de tal divisão, já é uma postura remota de "socialismo". ;)