terça-feira, 4 de novembro de 2008

Brasil: pintura de Dalí


O Brasil é surreal, eu já disse isto aqui noutra crônica. Certa vez o cantor Tim Maia lançou a máxima: "o Brasil é o único país onde pobre é de direita." E posso acrescentar: o Brasil é o único país onde pobre, preto e judeu são de direita. Talvez não o único, mas com certeza com uma singular modalidade.

O Brasil é um país onde rico se diz "social-democrata", vota no PSDB e DEM e acha que pobre é preguiçoso. Mas acha legal Restaurante Popular porque o Estado tem que agir de alguma forma na pobreza. É um país onde ter uma ideologia significa torcer para um time da primeira divisão, e onde os únicos partidos que quebram o pau na rua são as torcidas organizadas. É um país onde DJ Saddam é comunista e candidato a vereador pelo PCdoB, mas Oscar Niemeyer é a versão masculina de Dercy Gonçalves. É um país onde ser de direita é moda, ser de centro é moda, ser de esquerda é moda, mas gostar de micareta e rave são preferências musicais. É um lugar onde Tom Zé é gênio e Chico Buarque, chato pra cacete. É um país onde o povo é sempre oposição: Collor é um merda, FHC um merda, Lula menos que merda, mas Aécio Neves, ah!, esse tem tudo pra mudar as coisas.

O Brasil é um país onde Ministério da Educação é coisa séria, mas o do Meio Ambiente é só uma piada. É um país onde se acha que o projeto das usinas de Angra dos Reis foram feitos para "suprir" a malha de energia. É um país onde pobre compra Tropa de Elite e acha o Cap. Nascimento um puta dum herói. É um país onde aprovação automática é o fim da picada, mas reprovação automática nem existe, porque pobre é burro mesmo. É um país onde filhos de um banqueiro multimilionário pedem patrocínio para seus filmes. É um país onde a Cultura não detém nem 1% do orçamento. É um lugar onde padre é comunista e favelado é protestante.

O Brasil é um país onde prostituta, travesti e homossexual em geral são o mal da nação, mas Clodovil é eleito com recorde. É um país onde se acredita que AIDS só se pega de gay, mas se o seu pai aparecer com a doença ele é apenas um machão sem sorte. É um país onde o aborto é um absurdo, mas se a sua filha adolescente engravidar, Deus perdoa um abortinho. É um país onde Nossa Senhora é Aparecida, mas criança sumindo faz parte do sistema internacional de pedofilia, coisa normal! É um país onde o partido de esquerda mais radical não é o PSTU nem o PCO, mas o Comando Vermelho, que desistiu de discutir e foi para a "práxis" há três décadas. É um país onde Olavo de Carvalho (vide google; e não é meu parente) é um intelectual importante, mas Lula é só um semi-analfabeto boçalóide.

Enfim, dá ou não para achar que Salvador Dalí pintou essa merda aqui?

(Guilherme de Carvalho - 04/11/2008)

2 comentários:

Carol Borges disse...

A-D-O-R-E-I!! cada dia vc se supera, amor! mt bom msm!
beijao!

Enzo Lemos disse...

O Brasil é o único país abençoado por Deus e bonito por natureza. Onde brancos, negros e índios se unem em harmonia, sem preconceitos. Onde o povo sabe o que deve ser feitos, mas não faz. Onde policial vira bandido, e o bandido é a lei.
É um país bonito, e só.