quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Por que Calcanhotto?

A política anda chata. É só passar a época de eleições que tudo volta ao marasmo. Longe de Brasília, nós ficamos sem saber as verdades, porque a Globo conta o que quer contar. Temos que ficar fuçando as notícias na internet, em blogs de fascistas, procurando aquela verdade boa de ser repassada. Portanto, politicamente não tenho novidades. Deu-me vontade de falar de Adriana Calcanhotto. E por que a gauchinha?

Na verdade, não é por que ela. Mas, por que não Maria Rita, Marisa Monte e Ana Carolina? Bem, para começar, Maria Rita nem conta, é só um fenômeno publicitário do ponto de vista de lá para cá, e psicológico, de cá para lá, no sentido de que ficou famosa enquanto não digeríamos a morte de sua mãe. Sua voz não tem a menor chance de ser comparada com a de Elis. Maria Rita é chata, pedante, tem um grito esgarçado que tenta copiar e colar de sua progenitora. Faz mal os vocais quando acompanha alguém. Dá pra ouvir o zombido irritante ao final de "Rodo Cotidiano", no Acústico MTV d'O Rappa. Não sei como o Falcão agüentou. Maria Rita é o tipo de artista que usa o passaporte para fazer show no Japão. Lá, eles pagam bem, mas não entendem nada de qualidade musical ( Desculpa!).


Marisa Monte é até mediana. Pupila de Nelson Motta, outro imbecil, ficou famosa com "Bem que se quis", uma das canções mais bobas e bregas da MPB. Agora, Marisa paga pau de sambista da Lapa, mas já cantou "Amor, I love you", que, convenhamos, é uma pérola do mau gosto. O projeto Tribalistas, a meu ver, é um primor, uma exceção. Em todos os quesitos é perfeito. Um disco onde as letras são populares e refinadas, os instrumentos não-convencionais bem colocados, a percussão e vocais na medida certa, enfim, tudo foi extremamente pensado por gente que entende mesmo de produção musical. Mas nem assim Marisa deixou aquela voz melosa que penetra em seu ouvido da pior maneira possível. Também pedante, não gosta dos fãs, mas ela não é o João Gilberto para ter essa atitude desprezível. Sei que muita gente vai me descascar, mas democracia é democracia. Pra completar, a revista Rolling Stones afirmou que Marisa é, atualmente, a melhor cantora brasileira. Tem louco pra tudo.


Deixei o melhor pro final. Ana Carolina. Por que ela grita o tempo inteiro? É pra mostrar que tem potência vocal? Ela já não é famosa? Por que falar de cinco em cinco minutos que é bissexual? Por que gravar "Eu comi a Madonna" e "Cristo de Madeira"? Por quê? Por quê? São as perguntas que eu deixo.


Agora, Adriana Calcanhotto é de longe a melhor cantora brasileira. Suas escolhas de canções são excelentes. O violão parece ter nascido junto a ela, feito siameses, e sua voz uma extensão da última corda, sublime. Calcanhotto teve a decência de gravar a música de Fagner para o lindo poema chamado "Traduzir-se", de Ferreira Gullar. Gravou "Inverno", musicado em cima do poema de Antonio Cícero. Mais, ela não sofre de desafinação crônica, e suas declarações são sempre lúcidas. Calcanhotto é simpática, verdadeiramente culta, revelou-se excelente escritora recentemente, enfim, é artisticamente a mais competente entre as citadas e as não-citadas. E cá entre nós, é também um chuchuzinho (hehehe). Deixo esta crônica com a letra magnânime de "Inverno", certamente uma das músicas mais bonitas da MPB. Mas, tudo isto, é opinião.


Inverno

Adriana Calcanhotto, Antonio Cicero
in: A Fábrica do Poema 04:39
in: Público (DVD)

No dia em que fui mais feliz
Eu vi um avião
Se espelhar no seu olhar até sumir
De lá pra cá não sei
Caminho ao longo do canal
Faço longas cartas pra ninguém
E o inverno no Leblon é quase glacial
Há algo que jamais se esclareceu:
Onde foi exatamente que larguei
Naquele dia mesmo
O leão que sempre cavalguei?
Lá mesmo esqueci
Que o destino
Sempre me quis só
No deserto sem saudade, sem remorso só
Sem amarras, barco embriagado ao mar
Não sei o que em mim
Só quer me lembrar
Que um dia o céu
Reuniu-se a terra um instante por nós dois
Pouco antes do Ocidente se assombrar

© Editora Minha Música

(Guilherme de Carvalho)

6 comentários:

Carol Borges disse...

adoro a Adriana Calcanhotto, essa música "Inverno" é realmente linda, eu só nao aguento mais escutá-la...hahahah afinal vc passou um dia inteeeeeiro ouvindo ne..maaaas no mais, concordo que a Ana Carolina é uma chata, que a Marisa Monte é uma pseudo-intelectual mais chata ainda e a Maria Rita, coitada, nunca será Elis, nem que se esforce muito pra isso...
mil beijos!

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aninha Barth disse...

Eu não gosto de MPB. Não ouço e não tenho opinião pronta. Na verdade, acho que sou muito chata pra ouvir música rs. Respeito seu ponto de vista como qualquer outro. E sucesso com seus projetos! Beijo
P.S. O comentário excluído aqui de cima, era meu. Estava logado, mais uma vez, como "Bruno" rss.

Enzo Lemos disse...

Eu gosto da Maria Rita, mas ela ainda vive a sombra da mãe. Ela nunca vai conseguir chegar ao nível que a Elis chegou, em todos os sentidos. Apesar dos porens, eu acho ela uma boa cantora.
Eu não escuto tanta Marisa Monte assim, então nem comento.
Já a Ana Carolina...bem...ela dá no saco. Ela tem algumas letras interessantes, mas quando canta não pára de gritar. Sem falar nas multidões de lésbicas (nada contra) que a seguem.
Agora, realmente, Adriana Calcanhoto é uma filha da mãe, no melhor sentido que essa expressão possa alcançar. Uma pessoa que tem no repertório músicas como: Vambora, Devolva-me, Mentiras, Inverno, etc., não precisa de comentários.

Anônimo disse...

Achei que sua análise foi muita rasa.
Limitou-se a reproduzir manchetes da revista caras.
Ao meu ver o fato do artista ser ou não pedante, não o diminui enquanto profissional...

Ah! Eu partilhava do mesmo ponto de vista em relação a Marisa Monte, mas resolvi ir em um show...
me encantei completamente, contrariando as revistas de fofoca, ela é um amor de pessoa.

Mas isso é a minha opinião....

Unknown disse...

quero saber o que vai acontecer quando "ela é suja" chegar na mídia. canetas vão coçar e ai vamos ver né?!
o vento que venta ai é o mesmo que venta pra lá meu nego...rs